INSTALAÇÃO REDE LABORATÓRIOS PROINFO

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Quando uma pasta é criada dentro de Home, ela funciona melhor na Rede, pelo menos esta tem sido uma experiência comum.

PARA CRIAR UMA PASTA DENTRO DE HOME

·         Iniciar/ Sistema/ Gerenciador de arquivo (Modo Super-Usuário). Ponha a senha (geralmente é qwe1230) e dê OK.
·         Dentro da Pasta Raiz, do lado esquerdo, clique em Home.
·         Do lado direito, para criar uma nova pasta, clique com botão direito, em qualquer lugar vazio, vá em “Criar Novo / Pasta”. Dê um nome a sua pasta. Ex.: Rede. A pasta foi criada em Home.
·         Cole nesta pasta tudo que você deseja que fique disponível para toda Rede.


CONFIGURANDO A REDE

·         Clique com botão direito na pasta criada. Vá em propriedades.
·         Na janela de Propriedades para Rede, clique na guia Compartilhar.
·         Clique no botão “Configurar o Compartilhamento de arquivo...”
·         Aparece uma caixa solicitando a senha de administrador que geralmente é qwe123
·         Na janela de configuração, clique em compartilhamento avançado. Depois, mais abaixo, no quadro das pastas compartilhadas, clique no botão adicionar (para acrescentar uma nova pasta compartilhada)
·         Na janela “Compartilhar Pasta”, clique no ícone da pasta para buscar a pasta desejada
·         Na janela “Selecionar Pasta”, clique na pasta desejada (Ex.:Rede).  Dê Ok.
·         Clique, na janela “Compartilhar Pasta”, marque a caixa de seleção “Compartilhar com Samba” (Se quiser que os usuários possam salvar arquivos nessa pasta compartilhada, selecione a opção de “Escrita”. Dê Ok.
Obs.: A pasta desejada aparece no quadro das pastas compartilhadas. Aplicar e Ok.
·         Depois clique com o botão direito na pasta compartilhada, clicar em permissões marcar a opção aplicar mudanças a todas as subpastas e seus conteúdos e clicar em OK. Também dar acesso geral a todos (leitura e escrita – Pode ver e modificar o conteúdo) para que os alunos possam gravar seu material nessa pasta de rede.

COMO ACESSAR A PASTA COMPARTILHADA

·         Vá para outro computador na rede
·         Na barra de tarefas, clique no ícone do Menu Sistemas (É o ícone do computadorzinho que aparece), depois em “Locais Remotos”.
·         Clique duplo em “Compartilhamentos do Samba”.
·         Duplo clique em “WorkGroup”
·         Dê um duplo clique no computador onde foram compartilhadas as pastas.
·         Duplo clique na pasta compartilhada.
Obs: Os micros e as pastas demoram para aparecer.

CRIANDO ATALHO NOS TERMINAIS PARA ACESSAR A PASTA DE REDE:

Para criar o atalho que você deseja (não é uma pasta mas um atalho com a URL da pasta compartilhada em outro computador), o caminho é:

·         Botão direito na área de trabalho
·         Criar Novo / Link para Localização (URL)
·         Clicar na pastinha à direita para buscar a URL da pasta compartilhada que deseja ter como atalho.
·         Clicar na última opção - Pastas de Rede / Compartilhamentos do Samba / Workgroup / Servidor /
·         Escolher a pasta compartilhada anteriormente criada, clicar em Ok
·         Clicar em Ok novamente para confirmar o endereço (URL) escolhido.
·         Pronto, você já tem um atalho para a pasta compartilhada do Servidor no terminal.

COMO VER O NOME DO COMPUTADOR:

Iniciar – Sistema – centro de controle (Obs.: No último laboratório enviado pelo MEC, a configuração de rede deixou todos os computadores terminais com o mesmo nome, isso faz com que não consigamos enxergar todas as máquinas, só o servidor, o que faz com que só dê para compartilhar pasta eficientemente no servidor mesmo.

USAR COM CUIDADO:

Para criar pasta dentro de home: Iniciar – Sistema – Gerenciador de arquivos – modo super usuário – colocar a senha de administrador – ir em home e criar pasta
Para apagar vírus do pendrive: Iniciar – Sistema – Gerenciador de arquivos – modo super usuário – colocar a senha de administrador – ir em Media (pasta onde se encontra o pendrive) e apagar o vírus (se não permitir mesmo assim, clicar no arquivo com o botão direito, ir em propriedades, e colocar a permissão de modificar para todos e marcar a opção de aplicar às subpastas e depois apagar).

Para atualizar e instalar programas no Linux:

Pelo Adept – tem que estar com Internet - Iniciar, Adicionar e Remover Programas (Adept), colocar a senha, clicar em Trazer Atualizações (fica logo abaixo da barra de Menu - para atualizar caminhos), digitar na caixa de busca o nome do programa que se quer instalar ou atualizar, os arquivos do programa aparecem abaixo, verificar o estado, dar duplo clique no nome do pacote, vai aparecer o botão Solicitar Instalação, clique nele e depois em instalar ou em Aplicar Mudanças (fica logo abaixo da barra de Menu), aguarde até o processo terminar e seu programa estará instalado ou atualizado.

Para tentar instalar programas do windows no linux:
Iniciar, Executar Aplicativos Windows (wine), Brouser, localizar o executável do programa que já deve ter sido salvo no computador (sugestão criar uma pasta programas para salvar estes arquivos) e seguir os passos da instalação, geralmente o programa vai ficar em Iniciar, Achados e Perdidos ou em Iniciar, Executar Aplicativos Windows (wine), Programs, Acessórios, clicar no programa desejado.

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Para criar usuários nos terminais:

Iniciar, Sistema, Gerenciador de usuário (Kuser), colocar a senha, Usuário, Adicionar, Digitar o nome do novo usuário OK, Clicar em Definir senha, digitar a senha duas vezes e clicar em Ok, depois em Ok novamente. Para trocar a senha é só dar duplo clique no usuário.
Nos terminais que estão ligados a um mesmo gabinete não se deve entrar com o mesmo usuário ao mesmo tempo, é interessante colar etiquetas nos monitores determinando com qual usuário deve-se entrar em cada terminal, isso também facilita a localização de arquivos já salvos.

Tutorial elaborado pelas multiplicadoras Eliane Ramalho e Angélica Gago do NTERJ10

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